Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Manifestantes mudam nome da ponte estaiada para Vladimir Herzog

    Por Lúcia Rodrigues

    Um grupo de manifestantes que participaram do protesto em frente à Rede Globo em São Paulo, na noite desta quinta-feira, 11, Dia Nacional de Luta, mudou o nome da ponte estaiada da marginal Pinheiros de Otávio Frias de Oliveira para jornalista Vladimir Herzog. Vlado, como era conhecido, foi assassinado sob tortura no DOI-Codi (centro de tortura do Exército) paulista, em 25 de outubro de 1975.

    O protesto é simbólico (sobre o nome oficial foi colada uma faixa com o nome de Herzog), mas foi um março na história da luta por justiça e pela democratização da mídia, que está concentrada na mão de poucas famílias. A Rede Globo e a Folha de São Paulo são duas empresas que fazem parte desse oligopólio, como é conhecido popularmente a concentração da informação.

    A ponte estaiada que serve de cenário para o SPTV foi inaugurada pelo ex-governador José Serra (PSDB) e pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), em 2008, e recebeu o nome de Otávio Frias de Oliveira, ex-proprietário da Folha de São Paulo e pai de Otávio Frias Filho, atual dono do Grupo Folha.

    O jornal dos Frias foi um dos apoiadores da ditadura militar, assim como a Rede Globo. Relatos de vários ex-presos políticos denunciam que a Folha cedeu, inclusive, carros do jornal para o transporte desses prisioneiros para os centros de tortura da repressão.

    Roberto Marinho é outro ícone do apoio à ditadura. Como recompensa, recebeu dos militares, em 1965, a concessão pública. A Globo foi parte da estratégia da ditadura de massificar nacionalmente a versão dos fatos que interessavam ao governo. De lá pra ca seus tentáculos se ampliaram. Hoje a Globo opera em todas as plataformas da comunicação: TV, TV a cabo, rádio web, AM, FM, jornais, revistas, internet.

    Segundo João Brant, membro do Intervozes, um das entidades organizadoras do protesto e que atua pela democratização da mídia, a fortuna dos três herdeiros de Roberto Marinho representa atualmente a 18ª fortuna do mundo. Se tornaram poderosos à custa da concessão pública, ressalta.

    Concessão pública

    Todas as emissoras de rádio e TV são concessões públicas. O governo federal repassa a determinados grupos econômicos e famílias o direito de veicular a informação. Essas concessões são renovadas no Congresso Nacional sempre a toque de caixa, sem a participação da sociedade. Como vários parlamentares e políticos são donos de emissoras de rádio e TV não há interesse em discutir o assunto.

    A maioria da população não sabe que os Marinho não são donos da Globo, que Edir Macedo não é dono da Record, que Silvio Santos não é dono do SBT, que João Sayad não é dono da Bandeirantes. Todos eles receberam concessões públicas para operar, mas não são donos do canal de informação. Suas propriedades se restringem aos prédios e equipamentos utilizados na produção do conteúdo.

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações476
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/manifestantes-mudam-nome-da-ponte-estaiada-para-vladimir-herzog/100604901

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)