Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corte de verbas deixa órgãos federais sem condições de trabalho

    Os sucessivos cortes no Orçamento do governo federal, com o objetivo de poupar recursos para o pagamento da dívida pública, estão afetando o funcionamento de diversos órgãos, informa o Blog do Servidor, do jornal Correio Braziliense.

    De acordo com o blog, assinado pelas jornalistas Vera Batista e Bárbara Nascimento, falta dinheiro até para despesas básicas, como condomínio, água e luz. Repartições estão sem café, tinta para impressora e até papel higiênico, diz o texto.

    Entre as situações de penúria relatadas na reportagem, está a da Controladoria Geral da União (CGU), que diminuiu a realização de operações especiais de combate à corrupção. Não haverá, de novo, como pagar telefone, água é luz. Um crédito suplementar de R$ 17 milhões, pedido pelo ministro Jorge Hage, não foi liberado.

    Na Polícia Federal, a falta de verba teria prejudicado a fiscalização da fronteira do Rio Grande do Sul durante a Copa do Mundo. Uruguaios, argentinos, chilenos e paraguaios entraram com produtos que foram vendidos no Brasil para cobrir hospedagem, alimentação e diversões.

    Manifestações em Brasília

    O quadro também é grave no IBGE. Ana Magni, diretora da associação nacional dos servidores do Instituto (AssIBGE), relatou ao blog alguns reflexos do corte orçamentário sobre as condições de trabalho no órgão. Um contingenciamento de cerca de R$ 200 milhões obrigou o IBGE a postergar a Contagem de População, de 2015 para 2016, e agora os servidores trabalham com prédios e veículos sem manutenção.

    Chefes de agências, coordenadores e supervisores de pesquisas entregaram seus cargos no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e no Espírito Santo. Segundo a AssIBGE, o mesmo pode acontecer em outros estados. Nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), os servidores do Instituto fazem uma manifestação em Brasília, conforme decisão tomada em assembleia no último dia 18, quando também decidiram continuar a greve iniciada há quase dois meses.

    Também nesta quarta-feira os servidores da CGU realizam ato público ás 10h, com um abraço à sede da Controladoria.

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corte-de-verbas-deixa-orgaos-federais-sem-condicoes-de-trabalho/128760545

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)