Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNI quer flexibilização das leis trabalhistas

    A Confederação Nacional da Indústria (CNI) enviou um documento aos candidatos à Presidência da República defendendo a flexibilização dos direitos trabalhistas.

    A entidade quer a aprovação de dois projetos de leis que tramitam na Câmara dos Deputados. Um deles amplia o prazo de vigência de acordos coletivos. O outro permite que acordos se sobreponham às leis trabalhistas.

    Principal representante das indústrias no país, a CNI argumenta que a legislação trabalhista é da década de 40, então já ultrapassada, não atende aos avanços tecnológicos e às novas formas de trabalho, disse a gerente-executiva de Relações de trabalho da CNI, Sylvia Lorena, ao jornal Valor Econômico.

    O PL 4.193/2012 altera a Consolidação das Leis do Trabalho determinando que os acordos coletivos prevaleçam sobre as leis trabalhistas, ficando garantido unicamente o que está previsto na Constituição ou nas normas de saúde e segurança do trabalhador. O outro PL defendido pela CNI é o 6.411/2013, que prevê que negociações valeriam por quatro anos, e não mais por dois.

    A postura da CNI não surpreende, critica o advogado César Lignelli, que trabalha para o Sintrajud e outros sindicatos. Caso esses projetos sejam aprovados, serão eliminadas várias conquistas históricas dos trabalhadores, explica.

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cni-quer-flexibilizacao-das-leis-trabalhistas/128810796

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Concordo com o advogado César Lignelli, são várias conquistas que demorou muito para conseguirmos, e levando em consideração que os acordos trabalhistas promovidos por sindicatos podem ser corrompidos, e tem muitos sindicatos que não fazem nada, já ouvi um empregador dispensando duas funcionárias e dizendo em reunião "enquanto vocês vão no sindicato eles vem aqui e tomam cafezinho comigo", ou seja não são todos os sindicatos que estão ao lado do trabalhador, seria regressar ... continuar lendo