Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ato no TRE mostra a força da mobilização em SP

    Foto: Jesus Carlos.

    Servidores das Justiças Federal, Trabalhista e Eleitoral da capital e do interior de São Paulo mostraram nesta quinta-feira, 21, que estão dispostos a enfrentar o arrocho salarial promovido pelo governo Dilma Rousseff (PT) e a pressionar o Supremo Tribunal Federal a cobrar do Executivo o respeito à autonomia entre os poderes.

    Eles participaram de um ato em frente ao TRE-SP, no qual reforçaram que sem mobilização da categoria, não haverá a reposição das perdas salariais. Hoje é um dia de luta em todo o país e temos que forçar a negociação agora, disse Adilson Rodrigues, diretor da Fenajufe.

    Em oito anos, a inflação acumulada superou os 56%, de acordo com o IVC do Dieese, e comeu quase um terço do valor real dos salários dos servidores. Somos 120 mil servidores que tocam aproximadamente 13 milhões de processos e ainda assim, batemos recorde de produtividade. Mas apesar disso, recebemos em troca o congelamento dos nossos salários, a precarização do trabalho e a retirada de nossos direitos, reforçou Adilson.

    Os servidores foram convocados a não só aderir à greve, mas a participar das atividades programadas. O chamado tem como foco todas as Justiças, mas em especial a Eleitoral, que neste momento organiza as eleições. Historicamente, quando o TRE entra na luta a conquista é certa. Esse é o momento. É hora barrarmos o descaso do governo com os trabalhadores, ressaltou Elyzaldo Veríssimo, servidor da Eleitoral e diretor do Sintrajud.

    Pauta de reivindicações

    Apesar da luta neste momento ter como foco fazer a presidente Dilma Rousseff (PT) negociar a proposta salarial do Judiciário e de pressionar o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a fazer valer a independência orçamentária e financeira do Judiciário, impedido o Executivo de cortar os recursos necessários à concretização do PL 6613/09 no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), Adilson Rodrigues lembrou que as outras reivindicações não foram deixadas de lado.

    Temos o dever de cobrar tudo o que nos é devido, como o direito à data-base - assegurado por lei -, o fim do assédio moral nas instituições, políticas preventivas de assistência à saúde do trabalhador, melhores condições de trabalho, a autonomia do Judiciário, etc. A fatura é grande e aumenta a cada dia, disse o diretor da Fenajufe, que completou. Se tivermos força, podemos arrancar tudo e mais um pouco. >

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ato-no-tre-mostra-a-forca-da-mobilizacao-em-sp/134899353

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)