Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    GREVE: a cada dia, movimento ganha novas adesões

    A retomada da greve em São Paulo, na quarta-feira, 20, vem mobilizando dia a dia os servidores em todo o Estado. Em um esforço coletivo, servidores estão passando em todos os fóruns da capital para reforçar o chamado à greve.

    Arrastão no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. Foto: Kit Gaion.

    No primeiro dia de paralisação no TRT-2 houve suspensão do expediente em vários balcões de atendimento e a adesão deve aumentar. A resposta dos servidores da Trabalhista foi muito positiva. Foram mais de 30 balcões fechados só no primeiro dia. Tivemos também a participação de muitos oficiais de justiça, o que não era comum em outros momentos, relatou Inês Leal de Castro, diretora do Sintrajud.

    Na JF e no TRF-3, os servidores em greve decidiram realizar atividades diárias. Em uma conversa, ficou acertado que todos os dias faremos um ato de uma hora (das 11h às 12h) para construir o movimento e fortalecer a greve, disse o diretor do Sintrajud e da Fenajufe, Antonio Melquiades.

    Na Baixada Santista, o comando de greve tem realizado visitas diárias aos fóruns. A mobilização cresce a cada dia e vai aumentar. No primeiro dia de greve, cerca de 60% dos trabalhadores aderiram à paralisação. Muitos participaram de um ato em frente à JF de Santos ( Leia mais aqui) e também vieram em caravana a São Paulo, nesta quinta-feira, 21.

    Tarefa de todos

    É importante que os servidores acompanhem as mobilizações e discutam em seus locais de trabalho a melhor forma de participar das atividades.

    O Sintrajud orienta que os servidores da capital e do interior participem das assembleias gerais na capital. A próxima acontece na segunda-feira, 25, às 14h,no TRE-SP, na rua Francisca Miquelina.

    A realização de encontros setoriais também é importante para oportunizar a discussão de temas de interesse da categoria, calendário de mobilizações, além de assuntos específicos de cada local de trabalho.

    >

    Greve é um direito

    O direito de greve é garantido pelo artigo da Constituição Federal, cabendo aos trabalhadores decidirem a oportunidade e os interesses pelos quais o exercerão.

    O próprio Supremo Tribunal Federal, na Súmula 316, decidiu que a simples participação na greve não constitui falta grave. Assim, nenhum servidor pode ser punido por ter aderido ao movimento grevista.

    Tal direito é estendido aos servidores em estágio probatório, uma vez que a avaliação é medida por critérios objetivos e a adesão à greve não configura falta de habilitação, pois os dias parados não serão avaliados.

    Desse modo, qualquer postura da chefia que atente contra o exercício da greve pode ser considerado crime. Caso algum chefe tente intimidá-lo a não fazer greve denuncie ao Sintrajud. >

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/greve-a-cada-dia-movimento-ganha-novas-adesoes/134899494

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)