Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ato mobiliza servidores da Justiça Federal em SP

    Foto: Kit Gaion

    Vamos lutar juntos e escrever a nossa história de vitória. Foi com essa convocatória que centenas de servidores da Justiça Federal tomaram, nesta quinta-feira (18), a frente do Fórum Pedro Lessa, na Avenida Paulista, para exigir a reposição dos oito anos de defasagem salarial e o comprometimento do Supremo Tribunal Federal na defesa dos interesses da categoria. Eles também fizeram uma caminhada pela avenida.

    Insatisfeitos com o arrocho salarial, com o corte no orçamento promovido pelo governo Dilma Rousseff (PT) e com a ausência de negociação, os trabalhadores promoveram vários apitaços em frente ao Fórum. Viemos mostrar a nossa indignação, nossa insatisfação com os oito anos de congelamento salarial. E não é por falta de dinheiro. O que acontece é que o governo não respeita a lei e nem os seus servidores, disse Antônio Melquíades, diretor do Sintrajud.

    Durante o ato, foi lembrado que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2015, entregue ao Congresso pelo ministério do Planejamento, prevê que 47% (ou R$ 1,356 trilhão) das despesas serão destinados ao pagamento de juros e amortizações da dívida pública.

    Para repor o salário dos servidores públicos o governo alega que não tem recursos, mas para os banqueiros e agiotas tem, inclusive, com um reforço no orçamento, já que em 2014 o valor destinado representada 42%, ressaltou Melqui.

    Passeata pela Av. Paulista

    Com bandeiras, apitos e cornetas, os servidores ocuparam uma das faixas da Avenida Paulista, pela qual seguiram em caminhada até o TRF-3. Lá, ocuparam a praça e a entrada do edifício. Estamos pedindo o nosso direito. A categoria está se empenhando, participando dos atos e atividade. O espírito de luta deve ser cultuado e mantido, conclamou Jorge Aristóteles, diretor do Sintrajud e servidor do TRF-3.

    Antes, os trabalhadores prestaram homenagens aos servidores da USP, que enfrentam uma greve de mais de 100 dias. Incansáveis na batalha, que teve repressão policial e corte de ponto, os servidores e professores decidem amanhã sobre a suspensão do movimento na próxima segunda-feira (22).

    Também foi prestado um minuto de silêncio pelo falecimento de Dirceu Travesso, membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, e da servidora do TRT-2, Érica Yamamoto, ocorridos nesta semana. Ambos deixaram sua marca na história do movimento sindical, participando ativamente da luta dos trabalhadores.

    A mobilização contínua

    O ato no Pedro Lessa foi deliberado na última assembleia geral da categoria. Ele faz parte das atividades de mobilização, que serão realizadas todas as semanas para manter a pressão pelo reajuste. Nós queremos que a cúpula do Judiciário negocie com o Governo Federal a nossa reposição. Já conseguimos avanços, mas ainda pequenos. Precisamos pressionar também os presidentes dos tribunais superiores, ressaltou Tarcísio Ferreira, coordenador da Fenajufe.

    O ato foi encerrado às 16h e os servidores presentes firmaram compromisso de ajudar na mobilização dos colegas para a próxima atividade, o Apagão Nacional do Judiciário, na próxima quarta-feira (24). Neste sábado (20), às 10h, no auditório do Sintrajud, haverá reunião do Conselho de Base e assembleia estadual, quando serão definidos os detalhes do Apagão em São Paulo.

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ato-mobiliza-servidores-da-justica-federal-em-sp/140238515

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)