Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campanha de doação do Imposto Sindical

    O Sintrajud lançou uma campanha para que os servidores da Justiça Federal e do TRF-3 doem ao fundo de greve a parcela do Imposto Sindical de 2014 que a lei destina ao Sindicato.

    Para doar, o servidor deve preencher o termo de renúncia e doação no site, até 30 de setembro. Caso não autorize, o imposto será devolvido, mas é necessário que os dados do servidor estejam atualizados no cadastro da entidade, o que deve ser feito também pelo site.

    As doações serão utilizadas para viabilizar as mobilizações da categoria e em hipótese alguma serão utilizadas para a cobertura de despesas ordinárias do Sindicato.

    Por que o Sintrajud é contra o Imposto Sindical?

    O Sintrajud é contra o Imposto Sindical por entender que um sindicato deve sustentar-se com contribuições voluntárias, e é essa postura que mantém o Sintrajud independente de governos.

    Como é distribuído o Imposto Sindical

    Descontado sempre no mês de março, o Imposto Sindical (ou Contribuição Sindical) corresponde a um dia de trabalho, tendo a seguinte distribuição:

    2008: começa cobrança sobre servidores

    Em 2008, o ministério do Trabalho autorizou a cobrança do imposto dos servidores. A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), mesmo sem qualquer representatividade, reivindicou do Judiciário os 5% que cabem às confederações. Até 2012, entretanto, a CSPB não tinha reconhecimento por parte do ministério do trabalho, ficando impedida de receber a parte que lhe caberia do IS.

    Em 2010, o Conselho da Justiça Federal permitiu a cobrança na JF, ao contrário do TST e do TSE, que não autorizaram o recolhimento. O Sintrajud buscou administrativa e judicialmente impedir a cobrança. Até o momento, porém, não houve um desfecho favorável e enquanto a cobrança não é revertida, o Sintrajud devolve à categoria os 60% que recebe.

    Imposto Sindical financia centrais sindicais atreladas ao governo

    Em 2013, a arrecadação com o Imposto Sindical foi de R$ 3,2 bilhões, 12% superior ao ano anterior. Às centrais foram destinados R$ 159,7 milhões, sendo que a CUT foi a que mais recebeu recursos, seguida pela Força Sindical.

    Por ainda não estar legalizada, a CSP-Conlutas, central a qual o Sintrajud é filiado, não recebe o Imposto Sindical. Se recebesse devolveria os recursos aos trabalhadores.

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-de-doacao-do-imposto-sindical/140504932

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)