Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mesmo diante de liminar, servidores do TSE mantêm ato

    Assim como em São Paulo, a Justiça Federal também atacou o direito de greve dos servidores do Judiciário Federal no Distrito Federal ao expedir liminar proibindo os colegas do TSE e do TRE-DF de paralisarem as atividades durante o período eleitoral, sob multa diária de R$ 200 mil ao sindicato. No entanto, os trabalhadores mantiveram o ato previsto para ocorrer nesta quarta-feira (15), em frente ao TSE.

    A liminar foi concedida na noite de ontem (14) pelo presidente do TRF-1, desembargador Cândido Ribeiro. A ação, ajuizada pela AGU, sustentou que a paralisação programada para acontecer hoje e em 22 de outubro representaria "potencial risco de prejuízo ao calendário do segundo turno" e que isso "prejudicaria o exercício da cidadania através do voto". Para a União, a greve não tem qualquer amparo legal e poderia causar "dano irreparável" ao processo eleitoral.

    A liminar é mais uma decisão que desrespeita o direito de greve dos trabalhadores, garantido pela Constituição Federal. Ao expedir essa liminar, a Justiça Federal se coloca contra os seus próprios servidores. O impedimento ao exercício do direito de greve deve ser enfrentado com muita luta e organização, reforçou Jorge Souto Maior, magistrado e livre docente da USP, que participou hoje de um ato em frente ao TRE-SP.

    Em seu site, o Sindjus/DF disse já ter acionado o departamento jurídico para tentar derrubar a liminar e que tomará todas as medidas cabíveis contra mais esse ataque ao direito de greve dos servidores.

    Ato no TSE

    A liminar não impediu que servidores do TSE protestassem em frente ao órgão. Cerca de 100 trabalhadores realizaram um ato, organizado pela União dos Servidores do TSE. Durante a manifestação, eles fecharam o cerco à sede do Tribunal, levantando bem alto uma faixa que cobrava a reposição salarial para toda a categoria e outra em solidariedade aos servidores do TRE-SP, que também tiveram proibido o exercício do direito de greve por força de liminar do TRF-3.

    Os servidores do TSE deliberaram pela realização de novo ato no próximo dia 22, para cobrar a apresentação de uma proposta concreta. Eles indicaram também uma nova mobilização em 26 de outubro, quando ocorre o 2º turno da eleição.

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mesmo-diante-de-liminar-servidores-do-tse-mantem-ato/145701171

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)