Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia Nacional de Lutas por emprego e direitos será nesta 4ª

    Nesta quarta-feira (28), manifestações em diversas partes do país vão exigir a revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, assinadas pela presidente Dilma Rousseff (PT) no final do ano passado.

    O Dia Nacional de Lutas por emprego e direitos foi uma iniciativa proposta por seis centrais sindicais (CUT, FS, CTB, NCST, UGT e CSB) e tem a adesão de outras centrais e movimentos populares.

    A CSP-Conlutas participará das manifestações e se soma ao esforço de unidade para barrar essas medidas, que prejudicam os trabalhadores.

    As MPs são, na verdade, uma mini-reforma trabalhista e da previdência. Atacam e reduzem direitos, com a desculpa de aumentar o controle e a fiscalização do governo, tais como o seguro-desemprego, o auxílio-doença, a pensão por morte e o abono salarial do PIS-Pasep.

    Ao mesmo tempo, o governo Dilma vem impondo um forte arrocho fiscal e monetário, cortando o orçamento de áreas sociais, aumentando ou reeditando impostos, como a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) da gasolina e o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF) dos empréstimos bancários, ao mesmo tempo em que aumenta a defasagem da tabela do imposto de renda, trazendo mais perdas para os assalariados.

    Como resposta à crise econômica, os patrões estão promovendo ataques ao emprego e aos direitos trabalhistas. A Volks, no ABC, ameaçou demitir 800 trabalhadores, mas teve que recuar diante de uma poderosa greve dos operários daquela fábrica.

    Nas mais diversas regiões do país pairam as ameaças do desemprego ou mesmo de fechamento de fábricas, em particular em setores da indústria metalúrgica e nas empreiteiras da Petrobras.

    No entanto, apesar desse quadro de crise, o governo não editou nenhuma medida de proteção ao emprego.

    O ponto de unidade do dia nacional de lutas é a revogação das medidas provisórias, mas esse dia de protesto deve ser o primeiro passo para uma resposta global dos trabalhadores a essa política econômica, que tira dos pobres para favorecer os ricos, que privilegia o pagamento da dívida pública aos banqueiros, que dá isenção de imposto para o patrão, mas mantém o arrocho, com aumento de imposto para os trabalhadores e os mais pobres, afirma Luis Carlos Prates, o Mancha, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

    Precisamos enfrentar as políticas patronais, do governo federal e dos governos estaduais. A defesa do emprego e dos direitos ganha destaque, pois os patrões, com apoio dos governos, vão querer que sejamos nós, os trabalhadores, que arquemos com os custos da situação econômica do país, acrescenta.

    Em São Paulo, a concentração será às 10h, no vão do Masp, na Avenida Paulista. A manifestação passará pela Petrobras e pelo Ministério da Fazenda. Veja aqui, no Boletim Especial da CSP-Conlutas

    , a programação nos demais estados e outras informações sobre o Dia Nacional de Lutas por emprego e direitos.

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-nacional-de-lutas-por-emprego-e-direitos-sera-nesta-4a/163340480

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)