Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    28 de setembro: Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe

    Brasil, o Movimento de Mulheres em Luta (CSP-Conlutas) defende um programa em defesa da vida das mulheres trabalhadoras, pela garantia do direito de ser mãe e de decidir sobre o seu próprio corpo.

    Por Juliana Silva

    Foi no 5º Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho, realizado no dia 28 de setembro de 1990, na cidade de San Bernardo, na Argentina, que as mulheres trabalhadoras definiram esta data como o Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe.

    Esta data também é um março histórico na luta e resistência das mulheres negras. Em 28 de setembro de 1870, houve a aprovação da Lei do Ventre no Brasil, sendo assim, todos os filhos de escravos que nasceram a partir desta data, não seriam mais filhos de escravos. Entretanto, a realidade é muito adversa. 140 anos após a aprovação dessa lei, na maior parte dos países da América Latina, a decisão sobre a manutenção de uma gravidez ainda está sob a tutela do Estado, questiona o Movimento de Mulheres em Luta (MML) movimento feminista ligada a Central Sindical e Popular CSP Conlutas.

    Aborto no Brasil é uma realidade

    Os dados levantados pelo Movimento de Mulheres em Luta considera que na América Latina ocorrem 4,4 milhões de abortos por ano, sendo que destes, 95% são considerados inseguros. Quase 1 milhão de mulheres são internadas em função de complicações do aborto inseguro. No Brasil, estima-se que sejam realizados cerca de um milhão de abortos por ano. MML explica que número é calculado com base na hipótese de que do total de mulheres que realizaram um aborto, 20% foram hospitalizadas.

    A revista Ciência & Saúde Coletiva (editada pela Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva/Abrasco) publicou em um dos seus periódicos de 2010, um estudo sobre a magnitude do aborto no Brasil Pesquisa Nacional de Aborto (PNA). Dados levantados pela Universidade de Brasília revelaram que uma em cada cinco mulheres (urbanas e alfabetizadas) já realizou aborto.

    Criminalização versus vida

    O aborto, na ampla maioria dos países da América Latina, é considerado crime. Ocorre que, ignorar esta realidade não faz diminuir os índices de aborto, apenas potencializam os riscos em que as mulheres, principalmente as mais pobres são submetidas e onde muitas perdem suas vidas.

    O MML denuncia que nos países onde o aborto é criminalizado a realização da prática é maior, e quem mais sofre são as mulheres pobres. Esta realidade demonstra que quem morre em razão de abortos inseguros são as mulheres pobres e também são elas que são criminalizadas quando vão a algum posto de saúde buscar socorro em função do aborto inseguro, denuncia o movimento feminista.

    A necessidade de internação pós-aborto são elevadíssimos, dados da revista Ciência & Saúde Coletiva mostram que cerca de 8% das mulheres (da cidade) já foram internadas devido ao aborto realizado. Se o aborto seguro fosse garantido, a maior parte dessa internação poderia ser evitada, defendem os pesquisadores que consideram o aborto um problema de saúde pública no Brasil.

    A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou informações de que 200 mil mulheres morrem anualmente no Brasil por causa de abortos de risco. Mesmo diante desta denuncia, o governo, através do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não mudará a legislação sobre o aborto no país.

    Na América Latina, o Uruguai deve ser o único país a descriminalizar o aborto. Os deputados uruguaios aprovaram o projeto que permite a interrupção da gravidez até a 12ª semana de gestação. Pelo acordo entre os parlamentares, a mulher que desejar abortar terá de submeter a sua manifestação a uma junta médica e realizar entrevistas com um assistente social e um psiquiatra.

    Brasil, o Movimento de Mulheres em Luta (da CSP-Conlutas) defende um programa em defesa da vida das mulheres trabalhadoras, pela garantia do direito de ser mãe e de decidir sobre o seu próprio corpo.

    Os principais eixos do programa são: basta de criminalização das mulheres!; educação sexual para decidir; anticoncepcionais para não engravidar; aborto legal e seguro para não morrer; revogação imediata da MP 557/2011; ampliação dos leitos nas maternidades e ambulâncias equipadas para gestantes; SUS 100% público, estatal e de qualidade com financiamento de pelo menos 6% do PIB; direito ao exercício da maternidade: licença-maternidade de seis meses para todas as trabalhadoras e estudantes, rumo a 1 ano, sem isenção fiscal; creches gratuitas e em período integral para todos os filhos da classe trabalhadora".

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1411
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/28-de-setembro-dia-de-luta-pela-descriminalizacao-do-aborto-na-america-latina-e-caribe/100102137

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)