Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Federação e sindicatos preparam defesa dos quintos no STF

    A federação nacional (Fenajufe) e sindicatos habilitados na ação movida pelo governo que contesta a incorporação dos quintos, pautada pelo STF para a sessão plenária desta quinta-feira (12), prepararam defesa conjunta dos servidores durante o julgamento.

    As assessorias jurídicas das entidades, dentre elas a do Sintrajud-SP, se reuniram na segunda-feira (9), em Brasília, para traçar as diretrizes da atuação na sessão, que tem dois processos que questionam a incorporação dos quintos encabeçando as matérias que podem ser apreciadas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal o Recurso Extraordinário 638115 e o Mandado de Segurança 25763.

    A previsão é de que três advogados façam a defesa oral da posição dos servidores: Sepúlveda Pertence, ex-presidente do STF, Rudy Cassel e Ibaneis Rocha, informa Adilson Rodrigues, da coordenação-geral da federação e servidor da Justiça Federal em Santos. Representantes sindicais da categoria também pretendem comparecer à sessão.Memoriais sobre o caso foram entregues aos ministros.

    Repercussão geral

    O recurso que está em julgamento, movido pela Advocacia-Geral da União, contesta a incorporação dos quintos referentes ao período de abril de 1998 a setembro de 2001. A eventual decisão terá repercussão geral sobre todas as ações referentes à matéria envolvendo servidores públicos federais. O relator é o ministro Gilmar Mendes.

    A iniciativa do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, de pautar a matéria causou surpresa e provocou críticas dos servidores. Teme-se que, por trás disso, haja uma movimentação do governo federal em sintonia com as medidas do ajuste fiscal neoliberal em curso.

    O Planalto anunciou a intenção de cortar despesas para fazer superávit primário, isto é, economizar para pagar juros das dívidas públicas. Os principais alvos dessas medidas têm sido direitos trabalhistas e previdenciários, aumento de impostos e de preços de serviços básicos tabelados pelo estado.

    A presença de servidores do Judiciário Federal e do MPU na sessão desta quinta expressará a disposição da categoria de não permitir que os quintos sejam retirados dos contracheques e convertidosem moeda para pagar juros a credores das dívidas públicas, banqueiros em sua maioria.

    • Publicações1887
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/federacao-e-sindicatos-preparam-defesa-dos-quintos-no-stf/167084018

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)